segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

HECATE

Hecate - Alma Cósmica do Mundo.   #brimo

Segundo estudos históricos, Hecate é a Deusa mais antiga da humanidade onde o culto nunca se extinguiu completamente, e cuja origem é um grande mistério.
A origem que foi mais comprovada é a de que ela fazia parte do culto a grande mãe Cibele. Ambas as deusas possuíam os Leões, as Serpentes, as tochas e as cavernas como símbolos.
No culto de Cibele a presença e o papel de Hecate é muito real e marcante. 
As primeiras menções literárias a Hécate ( que se descobriu até hoje ) são do ano III d.c.
Outras origens dizem que Hecate sempre estava associada com Hermes, pois ambos habitavam as encruzilhadas e Hecate era a única deusa que permeava entre os mundos, e Hermes era o único deus a fazer isso.
Essa crença também se deve ao fato de que Hermes, ao passar em uma encruzilhada, jogava uma pedra, até que esse monte de pedras amontoadas formavam uma forma fálica, onde as oferendas de Hecate eram feitas, como forma da ligação entre os dois.
Até hoje é comum se fazer uma homenagem devocional a Hecate, empilhando pedras.
Outro fato que comprova essa parceria, é que na entrada de cidades e de grandes fazendas era muito comum deixar uma imagem de Hecate segurando duas serpentes no lado esquerdo, e uma imagem de Hermes segurando uma serpente em forma de bastão no lado direito, para assegurar proteção.

Nos mistérios de Heleusis, Hecate teve papel muito importante, pois foi ela quem revelou a Demether o paradeiro de Perséfone, sua filha raptada, e também mostrou uma solução a Demether para salvar sua filha das garras de Hades ( Hecate encaminhou Demether para um reino que tinha acabado de perder seu rei, e mandou que Demether se fizesse de mortal, para conhecer o filho do rei, que era o único que poderia entrar no tartaro e trazer Perséfone de volta ).

Hecate estava presente em todos os templos dos mais diversos Deuses, mas nunca teve um templo somente dedicado a ela na era antiga.

A Deusa Hécate é altamente adaptável a todas as culturas. Em todas as que ela abrange, é comum associa-la a figura da que Provê, que Protege e que Orienta.

Os que invocam Hecate em sua maioria são as bruxas, as manipuladoras de ervas, os médicos, os intelectuais.

A imagem mais POPULAR de Hecate é aquela com três faces, 6 braços ( cada par segurando uma tocha, um açoite e uma chave ) e com duas serpentes ( uma de cada lado ).
Nos tempos do auge de seu culto em algumas lugares ela era amada, em outros temida e em outros odiada.

A mais ANTIGA imagem de Hecate é a de uma só face, sentada num trono, com dois Leões ao redor. Essa imagem foi encontrada no século VIII. O povo que retratou Hecate nessa imagem acreditavam que ela era a personificação do mal absoluto.

As tochas, que fazem parte do rito de iniciação dos mistérios de Eleusis pertenciam e faziam menção a Hecate. Nesse rito também, os iniciados faziam sacrifícios de Carneiro a Hecate nas covas e cavernas.

As sacerdotisas de Hecate ( ambém chamadas "virgens de Hecate" ) tinham o costume de andar carregando tochas nos rochedos beirando o mar, o que era muito perigoso devido o risco de queda.
As sacerdotisas de Hecate e Cibele viviam dentro do templo ( de Cibele ) e tinham a missão de alimentar o fogo sagrado dessas deusas.

Outro papel importante de Hecate acontece nos mistérios de Orfeu. Nesse mistério, Hecate é sempre associada com Dionísio, e seu poder se manifestava em meio a algazarra dionísica ( festas exóticas, onde se bebia e se dançava muito. Dessa energia surgia Hecate- a selvagem.

Os mistérios de Orfeu tiveram origem em uma parte da Bulgária e em uma parte da Turquia ( que, naquela época faziam parte da Grécia ).
Nesses mistérios, Hecate era invocada com o titulo de MELANUE ( noite escura ) e PRIMO ( face assustadora ).

O primeiro templo dedicado a Hecate só foi construido após o periodo Helenístico.

As duas tochas do culto de Hecate simbolizam a passagem e o renascimento.

Em muitas versões dos mitos que envolvem Hecate, diz que ela se envolveu com muitos deuses, mas não se casou com nenhum deles.
Hecate teve filhos com Hermes e com um dos seus próprios filhos ( incesto ).

Em algumas imagens de Hecate, a vemos com três cabeças: O porco ( alimento ), o cachorro ( proteção ) e o cavalo ( direção ).
Mitos pesquisados dizem que o Cerbelo ( um cão com três cabeças ) é um animal pertencente a Hades, que leva Hecate até a passagem para o mundo e para o Olimpo, mas não sai do submundo ( por isso outras imagens de Hecate mostram o Cerbelo ).
Outras imagens encontradas mostram Hecate com cabeça de Dragão, cabra, cavalo, serpente, cachorro e lobo.

O real significado de hecate muitas vezes ser representada como uma deusa trivia se deve ao fato de cada cabeça estar virada para uma direção. Isso desmistifica o penamento de que Hecate é uma deusa donzela - mãe - anciã.
Todas as imagens antigas retratam a deusa com aparência Jovem, nunca de Velha.
A primeira representação de Hecate como anciã surgiu em 1923.

Hecate também é detentora dos poderes do céu, da terra e do mar, na maioria das culturas em que ela está.
Hecate também possui estreita ligação com a morte. A necromancia é um dom e uma ciência dessa deusa. Os antigos levavam o corpo de alguém morto violentamente ( suicídio, assassinato, etc... ) para que o sacerdote de Hecate desvendasse a razão da pessoa morrer daquela forma. O povo grego sempre era muito preocupado com o pós morte de seus entes, então os sacerdotes de hecate eram encarregados de transmitir mensagens aos mortos e receberem mensagens deles.

Hecate também tem a função de guardar as almas dos suicidas e dos assassinados no seu reino.

As oferendas devocionais mais comuns nas culturas onde hecate está presente são o incenso de Açafrão, o alho, a cebola e o azeite de oliva.
5 jun
Hecate dá a seus "devotos" o dom da necromancia, e ensina como desenvolvê-la.
As pessoas que cultuam Hecate geralmente recebem manifestações fortes dessa Deusa, umas até surreais, físicas.

Hecate é conhecida por sua capacidade de apontar direções, de fornecer a sabedoria e a orientação, a definir ações. Ela é uma deusa extremamente poderosa e potente, por vezes tida como IMEDIATISTA e PRÁTICA pelos seus "filhos".

O culto a Hecate nunca desapareceu completamente. A essência da Deusa também não se esvaneceu.
Por isso e por muitas outras coisas, Hecate é considerada a alma cósmica do mundo e Deusa Suprema, pois até Zeus lhe rendia homenagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário